Como cozinhar feijão na panela de pressão


  • 13/08/2011
Esse post é especialmente para duas mocinhas que irão se casar este ano. Ambas terão que assumir um lar e além de mulheres lindas, terão que ser administradoras e cozinheiras em alguns momentos. Mas, acredito que este post ajudará também a várias pessoas que penam para cozinhar aquele feijão de todo dia, que quando não queima, fica duro ou descorado.
Primeiríssimo Passo:
A compra do feijão é muito importante, sempre compro o feijão carioca (é aquele marronzinho rajado). É importante observar o tamanho do feijão, sempre dê preferência para os grãos menores (eles são mais novinhos e ficam mais vermelhinhos quando cozidos).
Passo a Passo:
  1. Em uma vasilha coloque a quantidade de feijão que pretende cozinhar. Lembrando que deste deverá ser retirado todas as pedrinhas e feijões estragados. Ou seja, nesta vasilha deve ser colocado o famoso feijão “catado”. Recomendo que meça a quantidade de feijão em copos para saber quanto de água irá colocar.
  2. Lave o feijão muito bem, duas ou 3 vezes, escorra-o e reserve.
  3. Pegue a panela de pressão, coloque o feijão e complete com água. Para cada copo de feijão é necessário colocar 5 copos de água. Importante: a água tem que ficar pelo menos 2 dedos abaixo da tampa da panela.
  4. Coloque o feijão para cozinhar em fogo alto e quando a panela começar “apitar”, abaixe o fogo, conte 30 minutos.
  5. Vencido o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão para poder destampar. Eu como sempre estou compressa, coloco a panela em baixo da torneira aberta até toda a pressão sair. É bom não ficar perto. Ah, dizem que isso estraga a borracha da panela, mas prefiro comprar borracha de vez em quando do que ficar esperando a panela esfriar.
  6. Como cada feijão mesmo sendo carioca é de um jeito, caso ele não esteja bem cozido, coloque mais um pouco de água, misture com uma colher limpa e coloque-o de volta em fogo baixo por mais 10 minutos aproximadamente.

Uma dica de como temperar o feijão:

Coloque 1 colher (sobremesa) de óleo em uma panela, 1 colher (café) bem cheia de tempero alho e sal, 2 conchas pequenas de feijão cozido e um pouco de água, caso o feijão esteja com pouco caldo. Deixe ferver um pouco e prove, caso esteja sem tempero pode colocar sal ou um caldo de bacon (fica muito bom). Deixe ferver mais um pouco e está pronto.
Importante:
O feijão que está cozido para durar muito tempo, distribua porções em vasilhas plásticas e coloque no freezer.
Espero que este passo a passo seja bem útil.
Agora, se você tem problema com gases ao comer feijão confira este post a seguir que será muito útil. Como evitar gases ao comer feijão.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Então deixe seu comentário aqui embaixo e aproveite para marcar a caixinha notifica-me para que você seja avisado sobre o próximo post assim que ele for publicado aqui no Blog.

Beijinhos e até o próximo Post!

Comentários

59 comentários em “Como cozinhar feijão na panela de pressão”

  1. Ryath disse:

    Muito obrigado, ajudou demais!
    Excelente dica!

  2. Somebody necessarily assist to make severely posts I might state. postThat is the very first time I frequented your web page and thus far? I amazed with the research you made to create this actual post extraordinary. Excellent task!

  3. Obrigado.Eu amo seu post obrigado.

    1. Renato Mota disse:

      Obrigado a você por gostar do post! Continuarei a colocar coisas bem legais por aqui!

    1. Fico extremamente feliz por isso! Obrigada!

  4. Im extremely impressed with your writing skills postcheap nfl jerseys china and also with the layout on your blog with cheap nfl jerseys. Is this a paid theme or did you customize it yourself? Anyway keep up the excellent quality writing, it is rare to see a great blog like this one nowadays

    1. Por nada Lili!
      Fico feliz por ajudar!
      Beijinhos!!!

  5. Stefania disse:

    Nunca cozinhei feijão , hoje pela primeira vez, seguir suas dicas e o feijão já estar do fogo , vou esperar tomara que der um bom resultado kk! Obrigado ! Bjs

  6. Roger disse:

    Essa panela da Tramontina tem um grave defeito, ela tem problemas de fabricação e as válvulas não funcionam corretamente e está sendo um pesadelo para quem a adquiriu, uma sujeirama total…Eu dotonei com minha cozinha no primeiro uso.

    1. Boa tarde Rogério!
      Tenho ela a mais de ano e nunca tive problema com ela, pelo contrário a recomendo por ter gostado muito. Será que o problema não foi na panela que você comprou ou na quantidade de água que colocou na panela? Já tentou usá-la com menos água ou mesmo tentou trocá-la com o fabricante?
      Obrigada por comentar!

  7. celino disse:

    Eu gosto de macetar o feijão assim o caldo fica mais delicioso e encorpado.

    1. Ei Celino, bom dia!
      Por favor, me tire uma dúvida, macetar é cortar?
      Eu deixo é ficar fervendo que o caldo engrossa um pouco.
      Obrigada por comentar!

  8. Valerie disse:

    thanks for the gr4eat info

  9. Janaina disse:

    Hoje,pela primeira vez cozinhei feijão na panela de pressão, e segui seus passos.
    Tô esperando perder a pressão para puder abrir rsrsrrs tomara q tenha dado certo. Bjos e obrigada .

    1. Por nada e espero que tenha dado certo Janayna e que tenha gostado do resultado final! Me dê notícias do resultado!
      Beijinhos!!!

  10. Eraldo Alves disse:

    Ganhei uma panela de pressão e resolvi cozinhar um feijao hoje. Não sei dará certo porque coloquei o feijão com o tempero, um pedaço de carne do sol e calabresa. Daqui a pouco vou desligar e qdo sair a pressão vejo.o resultado e comento com vcs. Obrigado pela dica de como cozinhar feijão em panela de pressão.

  11. Eraldo Alves disse:

    O feijão ficou muito gostoso. N coloquei sal pois na carne do sol ja tem bastante. Os grãos ficarão saborosos, no ponto. Temperei com . coentro, cebola, tomate, cebolinha, pimenta de cheiro sem os caroços, um cubo de caldo de carne e acrecentei a carne e
    do sol e a calabresa. Foi prático e ficou bom. Até outra receita Renata.

  12. Eraldo Alves disse:

    Ganhei uma panela de pressão e resolvi cozinhar um feijao hoje. Não sei dará certo porque coloquei o feijão com o tempero, um pedaço de carne do sol e calabresa. Daqui a pouco vou desligar e qdo sair a pressão vejo.o resultado e comento com vcs. Obrigado pela dica de como cozinhar feijão em panela de pressão.

  13. Roger disse:

    Vou tentar hoje pela primeira vez…. vamos no que dá. Rsrsrs

  14. Anônimo disse:

    Obrigada pela receita! Deu super certo, o feijão ficou bem cozido e bem suculento.. foi mto mais fácil do que imaginei haha Obrigada!:)

  15. Anônimo disse:

    O feijão é temperado antes ou depois do cozimento?

  16. Anônimo disse:

    É isso aí, valeu! Coloquei o feijão no fogo. Só achei a quantidade de água exagerada, mas enfim, a especialista aqui é você. Kkkkkkk. Faço parte do time dos homens na cozinha… Abraço!

  17. Anônimo disse:

    Me ajudou muito

  18. Desnaturad-0 disse:

    Roberta decidi ser cozinheiro por um dia, segui as instruções, e deu tudo certo. obrigado. Preparei pra esposa.

  19. Léo Plautz disse:

    hj minha primeira vez rsrsrsrs

  20. Anônimo disse:

    Me ajudou muito tbm

  21. ficou ótimo obrigado pela ajuda

  22. Anônimo disse:

    Adorei Robs. Achei um cupom desconto Walmart pra uma panela de pressão elétrica e me lancei. Muito boa!

    Rita

  23. Anônimo disse:

    Obg Roberta..será mais que util ,….

  24. Anônimo disse:

    Obg Roberta..será mais que util ,….

  25. Anônimo disse:

    Sou idoso, viúvo, moro sozinho, suas dicas estão sendo muito importante para eu, quando eu tiver alguma dúvida, vou abrer o seu blog, e assim vou aprendendo também…Obrigado, wilson.

  26. Anônimo disse:

    Sou idoso, viúvo, moro sozinho, suas dicas estão sendo muito importante para eu, quando eu tiver alguma dúvida, vou abrer o seu blog, e assim vou aprendendo também…Obrigado, wilson.

  27. Anônimo disse:

    Otima dica. Moro no exterior e sinto muita falta do feijaozinho brasileiro dodia a dia. Maos a obra, preciso me virar. Obrigado

  28. Laura Raquel disse:

    Minha mãe saiu e eu fiquei com o feijão como tarefa. Vê se pode isso !? Nunca fiz feijão. Mas para tudo tem sua primeira vez!! Agora é só esperar os 30 minutos, espero que fique bom 😉 muito obrigado pelas dicas, foi muito útil, só não sei se vai ficar bom!! Rsrsrs beijos obrigado pelas dicas.

  29. Dicas faceis e práticas… muito legal o blog 🙂 e adorei ler os comentarios dos homens que ajudam na cozinha… eh isso mesmo!! 🙂

  30. Nooh dá hora…minha mãe viajou e é ela quem toma conta da culinária. ..to arroiada aqui..kkkk essas dicas me ajudaram muito…

  31. Anônimo disse:

    Obrigada…recem-casada e nunca usei panela de pressao. Otima dica. Bj

  32. Anônimo disse:

    Obrigada Robs,
    Valeu mesmo! Estava perdida por aqui (sou iniciante).
    Você sabe que eu contava com instruções no pacote de feijão, né? E não tem!
    Mas achei um carioquinha bem bonito e está no fogo, na panela de pressão!
    Beijos
    Marina

  33. DIEGO BARD disse:

    AJUDOU BASTANTE EU QUE NÃO SABIA COZINHAR AGORA ESTOU BOM D+++ NA COZINHA HOMEM TEM AJUDAR A ESPOSA…

  34. Valeu pela dica, homem também tem que cozinhar para ajudar a esposa(2), não me sinto tão perdido depois de ler aqui.

  35. Luciana disse:

    Ficou uma delíciaaaaaaa! E meu marido adorou a surpresa porque era sempre ele que cozinhava o feijão em casa (eu tenho medo de panela de pressão! Ou melhor… tinha!)
    🙂

  36. Luciana disse:

    Hoje é a primeira vez que estou cozinhando feijão. Depois volto para contar o resultado. Beijinho!

  37. Gilson Vieira disse:

    Valeu hoje fiz feijão para agradar minha esposa ela trabalha pra caramba e eu e meus filhos resolvemos dar uma forcinha,obrigado

  38. Valeuoooo Robs! Ajudou pra caramba!! Beijocas

  39. Valeuoooo Robs! Ajudou pra caramba!! Beijocas

  40. Sidney M disse:

    Este comentário foi removido pelo autor.

  41. Sidney M disse:

    Me ajudou muito….valeu!!!!

  42. Roberta disse:

    suas dicas são ótimas. Obrigada!

  43. Queridos, fico super feliz por ter ajudado com a dica! Continuem acessando o blog e praticando na cozinha.
    Beijinhos!!!

  44. Gilmar Campos disse:

    hehe ajudou até eu!! homem também tem que cozinhar pra ajudar a esposa!!
    Obrigado pelas dicas!!

  45. Grace disse:

    Amei a dica, muito obg!!

  46. Anônimo disse:

    Nossa minha amiga, essa dica da panela de pressão…me salvou aqui em casa….
    Minha primeira vez com a panela de pressão..rsrs
    e graças á você, foi tudo sucesso…
    Obrigadoooo Ótimo Blog…

  47. Adorei a dica! Amooo Bacon!!!! rsrsrsrs

  48. Anônimo disse:

    Adorei Roberta!

    Só acho q para ser mais saudável, é melhor substituir o tempero alho e sal e o caldo de bacon por tempero fresco, para que não gosta de comer tempero como eu, pode-se bater tudo no liquidificador, cebola, tomate, pimentão, cebolinha, salsa com um pouquinho de água.

    Abs

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

Posts relacionados


Como esquentar purê de batatas
Como esquentar o Purê de batatas

Como esquentar o purê de batatas será a dica do poste de hoje. Sabe aquele purê de batatas que você fez no almoço ou no jantar que acabou sobrand ...

23/02/2019
Forminhas de silicone

Para mim uma descoberta fantástica! Gente, sempre ouvi falar das formas de silicone, mas nunca havia comprado alguma para saber se era isso tudo que ...

29/01/2012
Centrífuga de folhas

Vai uma dica sobre a centífuga de folhas. Gente, eu adoro a minha e recomendo 100%. Sempre digo que a minha é uma mão na roda para o cozinhar do d ...

29/09/2011

Parcerias