Costelinha de porco com molho barbecue

Adoro costelinha de porco com molho barbecue e por gostar tanto resolvi me aventurar na cozinha e fazer como nos restaurantes americanos. Para minha surpresa, deu super certo e toda a família adorou. É lógico que criei um super evento familiar, aqui em casa, para degustarem a minha tão adorada costelinha; convidei a família (mãe, pai, irmãos e cunhados) para serem cobaias da minha receita. Retirei essa receita do site Tudo Gostoso e a segui praticamente na íntegra.
Ingredientes:
2Kg de costela de porco
Sal grosso (troquei por sal fino)
Pimenta do reino a gosto
80g de açúcar mascavo
4 dentes de alho amassados
3 colheres (sopa) de mostarda tipo americana
80ml de molho inglês
150ml de molho de tomate peneirado
Azeite para pincelar a carne
Modo de preparo:
Carne
1) Faça pequenos cortes sem separar por completo a costela, tempere com o sal e a pimenta do reino, pincele com azeite e deixe marinar por 12 horas em um tabuleiro próprio para o forno.
Molho barbecue:
Colocar o açucar em uma panela e caramelize. Assim que o caramelo estiver pronto coloque todos os outros ingredientes, misture bem e desligue o fogo quando começar a primeira fervura. Misture até o caramelo dissolver.
Dica: misture todos os ingredientes, fora o açúcar, antes de colocar na panela, facilita bastante.
Carne:
2) Pincele a carne com o molho barbecue, cubra com papel alumínio e coloque no forno pré-aquecido, por 1 hora. Deixar o forno na temperatura mínima para melhor cozimento da carne. Após 1 hora, retirar o papel alumínio e pincelar a carne novamente. Por mais 1 hora deixar a carne no forno pincelando a  cada 15 ou 20 minutos, para que incorpore o molho.
A minha costela ficou pronta com 2:30 no forno, pois queria a carne bem cozida. Acredito que o tempo de cozimento da carne varia de acordo com o forno. Recomendo provar um pedaço da carne após as 2 horas de forno para saber se é necessário ficar mais tempo no forno ou não.
Essa receita dá um pouquinho de trabalho, mas garanto que vale a pena, o sabor é divino.
Espero que gostem.
Beijinhos!!!

Fez esta receita ou tem outra para compartilhar?

Mande uma foto para o contato@cozinhadarobs.com.br ou publique no Facebook marcando o Cozinha da Robs ou Instagram com a #cozinhadarobs. Ficarei muito feliz em colocar no menu Cozinha do Leitor!

Ficou com dúvida, tem alguma sugestão, crítica ou algo mais ?

Comente aqui no post que responderei assim que possível.

Achou a receita complicada? Clique aqui e veja esta outra.

2 thoughts on “Costelinha de porco com molho barbecue

  1. Amiga, muito obrigada!!! Na verdade, vocês são meus degustadores de plantão. rsrsrs… A opinião de vocês é muito importante para mim.
    Beijos pra vocês!!!

  2. Gente, essa eu também provei, e aprovei… Que chato, heim???!!!
    O sabor é único, um agridoce maravilhoso!
    Ró, ou melhor, Chef Ró, você está de parabéns!!!!
    Beijos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado